Oportunidade de Bolsa

O IAC oferece duas bolsas de PNPD-CAPES

O Centro de Café Alcides Carvalho do Instituto Agronômico de Campinas abre até 17 de dezembro de 2010 inscrições para duas vagas de pós-doutorado referentes ao EDITAL Nº 001/2010 - MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP (PNPD 2010), para atuação no projeto “Cultivares de café naturalmente descafeinadas".

BOLSA 1
Cultivares de café naturalmente descafeinadas : avaliações moleculares de plantas em seleção
Instituição: Instituto Agronômico de Campinas /Centro de Café Alcides Carvalho
Valor da Bolsa: R$ 3.300,00 / Duração: 5 anos / Inicio: Janeiro /2011
Descrição das atividades: O bolsista irá conduzir pesquisas para a caracterização molecular de mutantes de café naturalmente descafeinado, buscando: identificar genes diferencialmente expressos que possas ser utilizados como marcadores moleculares; identificar vias de sinalização e regulação da biosíntese de cafeína em diferentes situações biológicas; avaliar atividade de enzimas envolvidas na síntese de cafeína; verificar efeito da ausência de cafeína na expressão de outros genes de interesse agronômico.
Perfil: Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins, pós-graduação em Genética Molecular, Biologia Molecular e/ou Bioquímica. Experiência em algumas das seguintes técnicas: manipulação de ácidos nucléicos, hibridização, PCR e RT-PCR, análise de macro ou microarranjos, clonagem, expressão heteróloga de genes, purificação e atividade de proteínas, produção de anticorpos.
Interessados enviar CV para: Mirian Perez Maluf - maluf@iac.sp.gov.br


BOLSA 2
Cultivares de café naturalmente descafeinadas : avaliações agronômicas de plantas em seleção
Instituição: Instituto Agronômico de Campinas /Centro de Café Alcides Carvalho
Valor da Bolsa: R$ 3.300,00 / Duração: 5 anos / Inicio: Janeiro /2011
Descrição das atividades: O bolsista será responsável pela instalação, condução e manejo de ensaios clonais em campo, incluindo atividades como tratos culturais, controle de doenças e pragas em novos ensaios e também de populações já instaladas no campo (F2; F1RC1, etc.). Será também responsável pela avaliação em campo de variáveis de importância no melhoramento do cafeeiro, como: vigor vegetativo, produção de frutos, precocidade de maturação e outras características agronômicas de plantas. Auxiliará na coleta de amostras de grãos para dosagens de cafeína e avaliações de características tecnológicas de grãos.  Deverá realizar análises genéticas a partir das segregações observadas visando esclarecer o número de genes envolvidos na expressão da característica reduzido conteúdo de cafeína nos grãos.
Perfil: Graduação em Engenharia Agronômica, Pós-Graduação em Fitotecnia e/ou Genética e Melhoramento de Plantas, preferencialmente em espécies perenes. Desejável experiência nas seguintes áreas: genética e melhoramento de plantas; sistemas de cultivo e produção vegetal; estatística experimental.
Interessados enviar CV para: bernadet@iac.sp.gov.br

Quelle: IAC