Matriz Curricular e Ementas

Fluxo das disciplinas do PPGGMP

Os Planos de Ensino das disciplinas são atualizados semestralmente no menu "disciplinas" com atualização das referências, professores participantes, convidados externos, metodologia, processos e critérios de avaliação. 

 

Disciplinas Obrigatórias

Seminários I, II, III e IV

Carga horária: 16h     Créditos: 1

Ementa: As disciplinas Seminários (I, II, III e IV) são ofertadas simultaneamente no mesmo dia e horário. O objetivo é proporcionar um espaço de discussão e troca de experiências onde os pós-graduandos poderão apresentar seus trabalhos de pesquisa para a comunidade acadêmica. Em Seminários I (mestrado) e III (doutorado), o pós-graduando deverá apresentar uma revisão bibliográfica, de tema livre, que será definido sob a supervisão do orientador, extraído da respectiva linha de pesquisa. Em Seminários II (mestrado) e IV (doutorado), o pós-graduando deverá apresentar o projeto de pesquisa que dará origem ao trabalho final da pós-graduação.

 

Disciplinas optativas

Bioinformática

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico. Ferramentas de análise genômica. Métodos de sequenciamento de DNA. Sequenciamento e anotação de genomas e transcritomas. Filogenia molecular. Análise de RNAseq. Metagenômica.

 

Biometria

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Distribuições de probabilidade. Estimação de parâmetros. Amostragem. Testes de hipóteses. Delineamentos experimentais. Análise de variância. Transformação de dados. Comparações múltiplas. Grupos de experimentos. Componentes de variância. Regressão e correlação. Análise de covariância. Álgebra de matrizes. Modelos lineares. Aplicativos estatísticos.

 

Biometria aplicada a análise genética de marcadores moleculares

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Tipos de dados utilizados na análise genética de populações. Fundamentos de Biometria: Métodos de estimação; Testes de hipóteses; Métodos de Monte Carlo; Inferência Bayesiana. Caracterização genética de populações. Análise de diversidade genética. Análise de estrutura genética e espacial. Análise de divergência genética. Estimação de parâmetros genéticos indicadores do sistema de cruzamento. Testes de identidade e paternidade. Análise de fluxo gênico.

 

Cultura de tecidos vegetais

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico da cultura de tecidos; meios nutritivos; métodos de descontaminação e isolamento de fungos e bactérias contaminantes; diferentes técnicas de cultivo de tecidos vegetais in vitro; cultura de meristemas; embriogênese somática; cultura de calos; obtenção de protoplastos e células vegetais em suspensão; resgate de embriões. Aplicações da cultura de tecidos; variação somaclonal e seleção in vitro; engenharia genética e métodos de transformação; produção de metabólitos secundários/ conservação de recursos genéticos vegetais. Práticas no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do ICB/UFG e no Laboratório de Microbiologia do IPTSP/UFG.

 

Estatística genômica

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Breve revisão sobre Marcadores Moleculares; Métodos biométricos aplicados à análise de dados genéticos; Desequilíbrio de Ligação; Mapas Genéticos; Quantitative Trait Loci (QTL); Análise Genômica Associativa; Seleção Genômica Ampla

 

Genética de microorganismos

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Características gerais dos microrganismos. Fungos: classificação, modo de vida, reprodução e ciclo de vida. Mecanismos de variabilidade genética em fungos: mutação, recombinação pelo ciclo sexual, parassexual e transposons. Melhoramento genético de fungos de importância na agricultura. Técnicas da genética molecular em fungos. Biotecnologia de fungos. Genômica estrutural e funcional de fungos.

 

Genética de populações

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Tipos de variação e polimorfismos genéticos; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Desequilíbrio de ligação gamético; Endogamia; Deriva genética; Tamanho efetivo populacional; Seleção Natural; Mutação; Teoria Neutra e Coalescência; Estrutura Genética e Fluxo gênico; Genética Quantitativa Evolutiva.

 

Genética quantitativa

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Bases genéticas da herança quantitativa. Componentes de médias e variâncias. Progresso esperado por seleção. Correlação entre caracteres e resposta correlacionada à seleção. Capacidade de combinação e heterose. Interação de genótipos com ambientes.

 

Genética

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Introdução à Genética. Bases citológicas da herança. Padrões de herança: monogênica, poligênica e extranuclear. Extensões da Genética Mendeliana. Mapeamento cromossômico. Aplicações da Genética. Noções de Genética de Populações e de Genética Quantitativa. Estrutura e replicação do DNA. Expressão gênica. Mutação gênica e cromossômica.

 

Introdução à genômica

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico. Características gerais dos genomas eucarióticos. Polimorfismos de um único nucleotídeo e suas aplicações na análise genômica. Elementos transponíveis. Transcritômica. Epigenética. Proteômica. Genética Reversa. Metabolômica. Biologia Integrativa.

 

Manejo e conservação de recursos genéticos vegetais

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico e conceito de Recursos Genéticos. Diversidade genética em populações naturais e cultivadas. Medidas de representatividade genética. Conservação in situ. Conservação ex situ. Recursos genéticos do Cerrado.

 

Marcadores moleculares: princípios e aplicações

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico dos marcadores genéticos utilizados no contexto genético-populacional. Principais tipos de marcadores que permitem a detecção do polimorfismo nas proteínas (Isoenzimas) e nos ácidos nucleicos (AFLP, CAPS, SSR, SNP, DarTs). Novas classes de marcadores que estão emergindo das tecnologias de sequenciamento de segunda geração (RADseq, GBS). Comparação e escolha de marcadores genéticos. Aplicações dos marcadores moleculares em genética de populações, melhoramento e conservação.

 

Melhoramento de espécies cultivadas

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: 

 

Metodologia científica

Carga horária: 48h     Créditos: 3

Ementa: História e filosofia da ciência. Conhecimento científico. Cientista e sociedade. Método científico. Pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica. Redação científica. Normalização bibliográfica. Projeto de pesquisa. Trabalhos acadêmicos. Exposição oral. Publicação científica. Cienciometria.

 

Métodos de melhoramento de plantas

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Importância do melhoramento genético de plantas. Recursos genéticos vegetais. Sistema reprodutivo de plantas. Retrocruzamento. Métodos de melhoramento de plantas autógamas. Métodos de melhoramento de plantas alógamas.

 

Modelos biométricos em genética e melhoramento

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Interação Genótipos x Ambientes. Seleção para Múltiplos Caracteres. Análise Dialélica. Divergência Genética.

 

Modelos lineares mistos

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Revisão geral de álgebra de matrizes; Modelos lineares; Métodos de estimação; Estimação de efeitos fixos; Predição de efeitos aleatórios; Estimação de componentes de variância; Abordagem Bayesiana; Aplicações ao melhoramento de plantas.

 

Origem e evolução de plantas cultivadas

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Teoria Sintética da Evolução. Evolução das plantas terrestres. Domesticação de plantas e a origem da agricultura. Plantas selvagens, invasoras e domesticadas. Centros de origem e de diversidade das plantas cultivadas. Domesticação de novas espécies vegetais. Evolução do genoma das plantas. Genômica comparativa. Genética da domesticação.

 

Resistência de plantas à doenças

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Conceitos básicos de epidemiologia e de resistência de plantas a doenças. Variabilidade em microrganismos fitopatogênicos. Genética de doenças de plantas. Interação genética entre patógeno e hospedeiros: teoria de gene-a-gene. Marcadores moleculares no melhoramento para resistência a doenças. Resistência vertical e horizontal. Transgenia. Fontes de resistência. Programa de melhoramento para resistência a doenças de plantas.

 

Tópicos especiais 

Tópicos especiais em melhoramento de plantas: breeding: from academy to industry

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: How to set up a breeding project. How to set up a budget. How to choose your analysis and how organize data collection. How to decide on the use of genomics, what steps to follow.

 

Tópicos especiais em melhoramento de plantas: melhoramento de precisão

Carga horária: 64h     Créditos: 4

 

Tópicos especiais em melhoramento de plantas: melhoramento florestal

Carga horária: 48h     Créditos: 3

 

Tópicos especiais em genética: fisiologia vegetal

Carga horária: 48h     Créditos: 3