Matriz Curricular e Ementas

Fluxo das disciplinas do PPGGMP

Os Planos de Ensino das disciplinas são atualizados semestralmente no menu "disciplinas" com atualização das referências, professores participantes, convidados externos, metodologia, processos e critérios de avaliação. 

 

Disciplinas Obrigatórias

Seminários I, II, III e IV

Carga horária: 16h     Créditos: 1

Ementa: As disciplinas Seminários (I, II, III e IV) são ofertadas simultaneamente no mesmo dia e horário. O objetivo é proporcionar um espaço de discussão e troca de experiências onde os pós-graduandos poderão apresentar seus trabalhos de pesquisa para a comunidade acadêmica. Em Seminários I (mestrado) e III (doutorado), o pós-graduando deverá apresentar uma revisão bibliográfica, de tema livre, que será definido sob a supervisão do orientador, extraído da respectiva linha de pesquisa. Em Seminários II (mestrado) e IV (doutorado), o pós-graduando deverá apresentar o projeto de pesquisa que dará origem ao trabalho final da pós-graduação.

 

Disciplinas optativas

Bioinformática

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico. Ferramentas de análise genômica. Métodos de sequenciamento de DNA. Sequenciamento e anotação de genomas e transcritomas. Filogenia molecular. Análise de RNAseq. Metagenômica.

 

Biometria

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Distribuições de probabilidade. Estimação de parâmetros. Amostragem. Testes de hipóteses. Delineamentos experimentais. Análise de variância. Transformação de dados. Comparações múltiplas. Grupos de experimentos. Componentes de variância. Regressão e correlação. Análise de covariância. Álgebra de matrizes. Modelos lineares. Aplicativos estatísticos.

 

Biometria aplicada a análise genética de marcadores moleculares

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Tipos de dados utilizados na análise genética de populações. Fundamentos de Biometria: Métodos de estimação; Testes de hipóteses; Métodos de Monte Carlo; Inferência Bayesiana. Caracterização genética de populações. Análise de diversidade genética. Análise de estrutura genética e espacial. Análise de divergência genética. Estimação de parâmetros genéticos indicadores do sistema de cruzamento. Testes de identidade e paternidade. Análise de fluxo gênico.

 

Cultura de tecidos vegetais

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico da cultura de tecidos; meios nutritivos; métodos de descontaminação e isolamento de fungos e bactérias contaminantes; diferentes técnicas de cultivo de tecidos vegetais in vitro; cultura de meristemas; embriogênese somática; cultura de calos; obtenção de protoplastos e células vegetais em suspensão; resgate de embriões. Aplicações da cultura de tecidos; variação somaclonal e seleção in vitro; engenharia genética e métodos de transformação; produção de metabólitos secundários/ conservação de recursos genéticos vegetais. Práticas no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do ICB/UFG e no Laboratório de Microbiologia do IPTSP/UFG.

 

Estatística genômica

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Breve revisão sobre Marcadores Moleculares; Métodos biométricos aplicados à análise de dados genéticos; Desequilíbrio de Ligação; Mapas Genéticos; Quantitative Trait Loci (QTL); Análise Genômica Associativa; Seleção Genômica Ampla

 

Genética de microorganismos

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Características gerais dos microrganismos. Fungos: classificação, modo de vida, reprodução e ciclo de vida. Mecanismos de variabilidade genética em fungos: mutação, recombinação pelo ciclo sexual, parassexual e transposons. Melhoramento genético de fungos de importância na agricultura. Técnicas da genética molecular em fungos. Biotecnologia de fungos. Genômica estrutural e funcional de fungos.

 

Genética de populações

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Tipos de variação e polimorfismos genéticos; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Desequilíbrio de ligação gamético; Endogamia; Deriva genética; Tamanho efetivo populacional; Seleção Natural; Mutação; Teoria Neutra e Coalescência; Estrutura Genética e Fluxo gênico; Genética Quantitativa Evolutiva.

 

Genética quantitativa

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Bases genéticas da herança quantitativa. Componentes de médias e variâncias. Progresso esperado por seleção. Correlação entre caracteres e resposta correlacionada à seleção. Capacidade de combinação e heterose. Interação de genótipos com ambientes.

 

Genética

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Introdução à Genética. Bases citológicas da herança. Padrões de herança: monogênica, poligênica e extranuclear. Extensões da Genética Mendeliana. Mapeamento cromossômico. Aplicações da Genética. Noções de Genética de Populações e de Genética Quantitativa. Estrutura e replicação do DNA. Expressão gênica. Mutação gênica e cromossômica.

 

Introdução à genômica

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico. Características gerais dos genomas eucarióticos. Polimorfismos de um único nucleotídeo e suas aplicações na análise genômica. Elementos transponíveis. Transcritômica. Epigenética. Proteômica. Genética Reversa. Metabolômica. Biologia Integrativa.

 

Manejo e conservação de recursos genéticos vegetais

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico e conceito de Recursos Genéticos. Diversidade genética em populações naturais e cultivadas. Medidas de representatividade genética. Conservação in situ. Conservação ex situ. Recursos genéticos do Cerrado.

 

Marcadores moleculares: princípios e aplicações

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Histórico dos marcadores genéticos utilizados no contexto genético-populacional. Principais tipos de marcadores que permitem a detecção do polimorfismo nas proteínas (Isoenzimas) e nos ácidos nucleicos (AFLP, CAPS, SSR, SNP, DarTs). Novas classes de marcadores que estão emergindo das tecnologias de sequenciamento de segunda geração (RADseq, GBS). Comparação e escolha de marcadores genéticos. Aplicações dos marcadores moleculares em genética de populações, melhoramento e conservação.

 

Melhoramento de espécies cultivadas

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa:  Origem e domesticação das plantas, recursos genéticos, estrutura genética em função dos sistema de reprodução, controle genético, métodos de melhoramento, principais  ferramentas moleculares utilizadas, avanços obtidos pelo melhoramento genético, principais programas de melhoramento e cultivares desenvolvidas.

 

Melhoramento de Precisão 

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Através do crescente desenvolvimento de novas tecnologias digitais, o melhoramento genético na prática tem passado por aprimoramentos acompanhados pela Agricultura de Precisão. Esta disciplina associa a prática com teoria perfazendo os seguintes módulos: Melhoramento Organizacional, Otimização dos processos de melhoramento, Operacionalização das atividades de melhoramento; Coleta e Tratamento de Dados de Melhoramento Genético; Análises e inferências no Melhoramento de Planta

 

Metodologia científica

Carga horária: 48h     Créditos: 3

Ementa: História e filosofia da ciência. Conhecimento científico. Cientista e sociedade. Método científico. Pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica. Redação científica. Normalização bibliográfica. Projeto de pesquisa. Trabalhos acadêmicos. Exposição oral. Publicação científica. Cienciometria.

 

Métodos de melhoramento de plantas

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Importância do melhoramento genético de plantas. Recursos genéticos vegetais. Sistema reprodutivo de plantas. Retrocruzamento. Métodos de melhoramento de plantas autógamas. Métodos de melhoramento de plantas alógamas.

 

Modelos biométricos em genética e melhoramento

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Interação Genótipos x Ambientes. Seleção para Múltiplos Caracteres. Análise Dialélica. Divergência Genética.

 

Modelos lineares mistos

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Revisão geral de álgebra de matrizes; Modelos lineares; Métodos de estimação; Estimação de efeitos fixos; Predição de efeitos aleatórios; Estimação de componentes de variância; Abordagem Bayesiana; Aplicações ao melhoramento de plantas.

 

Origem e evolução de plantas cultivadas

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Teoria Sintética da Evolução. Evolução das plantas terrestres. Domesticação de plantas e a origem da agricultura. Plantas selvagens, invasoras e domesticadas. Centros de origem e de diversidade das plantas cultivadas. Domesticação de novas espécies vegetais. Evolução do genoma das plantas. Genômica comparativa. Genética da domesticação.

 

Resistência de plantas à doenças

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: Conceitos básicos de epidemiologia e de resistência de plantas a doenças. Variabilidade em microrganismos fitopatogênicos. Genética de doenças de plantas. Interação genética entre patógeno e hospedeiros: teoria de gene-a-gene. Marcadores moleculares no melhoramento para resistência a doenças. Resistência vertical e horizontal. Transgenia. Fontes de resistência. Programa de melhoramento para resistência a doenças de plantas.

 

Tópicos especiais 

Tópicos especiais em melhoramento de plantas: breeding: from academy to industry

Carga horária: 64h     Créditos: 4

Ementa: How to set up a breeding project. How to set up a budget. How to choose your analysis and how organize data collection. How to decide on the use of genomics, what steps to follow.

 

Tópicos especiais em melhoramento de plantas: melhoramento florestal

Carga horária: 48h     Créditos: 3