Agendamento de defesa de dissertação/tese

As normas para defesa de produto final (dissertação ou tese) estão no Regulamento e Normas Internas do PPGGMP, e podem acessadas no site.

ATENÇÃO

• Antes de solicitar agendamento de defesa de dissertação/tese, o(a) discente deve ler os documentos normativos supracitados
  • A defesa do produto final deverá ser feita em sessão pública
  • A participação dos avaliadores pode ocorrer por meio de videoconferência
  • O estudante tem até 30 dias após a defesa para enviar, por e-mail (ppggmp.agro@ufg.br), um exemplar em PDF do produto final com as correções e modificações solicitadas pela banca (orientações para envio da versão final da tese/dissertação).
  • A defesa só pode ser realizada após estarem devidamente registrados no histórico:
    • Integralização dos créditos exigidos pelo PPGGMP-UFG
    • Aprovação no Exame Geral de Qualificação

A banca examinadora deverá:

• Ser presidida pelo(a) orientador(a) ou coorientador(a).
  • A banca de Mestrado deve ser composta por:
    • no mínimo 3 membros com título de Doutor, contando com o(a) presidente, e sendo, no mínimo, 1 membro externo ao PPGGMP, preferencialmente externo à UFG;
    • 1 membro suplente externo
    • 1 membro suplente interno ao PPGGMP
    • Esclarecimento:
      • Membro interno é aquele que faz parte do PPGCTAA como membro permanente, colaborador ou mesmo pós-doutorando. Não importa se eles trabalham na UFG, EMBRAPA ou em outras instituições. A referência é sempre pertencer ao programa.
      • Membro externo é aquele que não faz parte do PPGCTAA. Ele pode ser docente da EA ou outra unidade da UFG, ou ainda de outras instituições. A referência é sempre NÃO PERTENCER ao programa.
  • A banca de Doutorado deve ser composta por:
    • no mínimo 5 membros com título de Doutor, contando com o(a) presidente, e sendo, no mínimo, 2 membros externos ao PPGGMP, preferencialmente externo à UFG;
    • 1 membro suplente externo
    • 1 membro suplente interno ao PPGGMP
  • Na hipótese de o(s) coorientador(es) vir(em) a participar da comissão examinadora de Mestrado ou Doutorado, este(s) não será(ão) considerado(s) para efeito de integralização do número de componentes da banca.

Para solicitar o agendamento:

O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 21 dias da data da defesa e deve ser feito seguindo os seguintes passos:

Passo 01 - O(A) discente deverá:

• Estruturar seu produto final conforme as normas para projetos de pesquisa - PPGGMP-UFG
    • Entrar no SIGAA e emitir seu histórico
    • Conferir se todos seus dados pessoais e acadêmicos estão corretos no SIGAA
    • Conferir se alcançou os requisitos mínimos para solicitar a defesa e se estão corretamente lançados no histórico: créditos mínimos de disciplinas, atividades complementares, aprovação na qualificação e estágio docência (para os bolsistas).
    • Enviar e-mail para a coordenação (ppggmp.agro@ufg.br) contendo:
      • Um único documento PDF com:
        • RG - frente e verso (não pode ser CNH)
        • CPF (se tiver no RG, não precisa enviar)
        • Passaporte, se estudante estrangeiro
      • Diploma de Graduação (frente e verso) devidamente assinado
      • Diploma de Mestrado (frente e verso) devidamente assinado (apenas para candidatos ao Doutorado)
      • Versão atual do produto final (tese/dissertação)

Passo 02 - O orientador deverá:

Passo 03 - A secretaria irá:

• Analisar se os documentos recebidos estão de acordo com o regulamento.
  • Cadastrar a banca no SIGAA.
  • No SEI:
    • Instruir o Processo de: Pós-Graduação Stricto Sensu: Defesa de Mestrado/Doutrado
    • Confeccionar ata.
    • Confeccionar o TECA
    • Enviar e-mail para o presidente e para o aluno solicitando:
      • Conferência da ata
      • Assinatura no formulário de Nomeação de Banca.
      • Assinatura no TECA.

Passo 04 - O Presidente da Banca deverá:

• Conferir e solicitar as eventuais correções na ata e/ou no formulário.
  • Caso tenha alterações: deve comunicar as alterações da composição da banca com pelo menos uma semana de antecedência à Secretaria do PPGCTA.
  • Seguir as instruções do e-mail enviado pela secretaria
  • Assinar o formulário de nomeação da banca.

Após a defesa:

Passo 05 - O orientador deverá:

Passo 06 - O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada.

Passo 07 - A secretaria após ser comunicada irá:

• Consolidar no SIGAA a atividade de defesa do discente.

Após a finalização da defesa o discente deve realizar as correções sugeridas pela banca de defesa e realizar em até 30 dias o PROCEDIMENTO PARA ENVIO DA VERSÃO FINAL.

O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada

OBS: tutorial completo feito pela PRPG