Agendamento de defesa de dissertação/tese
As normas para defesa de produto final (dissertação ou tese) estão no Regulamento e Normas Internas do PPGGMP, e podem acessadas no site.
ATENÇÃO
- Antes de solicitar agendamento de defesa de dissertação/tese, o(a) discente deve ler os documentos normativos supracitados
- A defesa do produto final deverá ser feita em sessão pública
- A participação dos avaliadores pode ocorrer por meio de videoconferência
- O estudante tem até 30 dias após a defesa para enviar, por e-mail (ppggmp.agro@ufg.br), um exemplar em PDF do produto final com as correções e modificações solicitadas pela banca (orientações para envio da versão final da tese/dissertação).
- A defesa só pode ser realizada após estarem devidamente registrados no histórico:
- Integralização dos créditos exigidos pelo PPGGMP-UFG
- Aprovação no Exame Geral de Qualificação
A banca examinadora deverá:
- Ser presidida pelo(a) orientador(a) ou coorientador(a).
- A banca de Mestrado deve ser composta por:
- no mínimo 3 membros com título de Doutor, contando com o(a) presidente, e sendo, no mínimo, 1 membro externo ao PPGGMP, preferencialmente externo à UFG;
- 1 membro suplente externo
- 1 membro suplente interno ao PPGGMP
- Esclarecimento:
- Membro interno é aquele que faz parte do PPGCTAA como membro permanente, colaborador ou mesmo pós-doutorando. Não importa se eles trabalham na UFG, EMBRAPA ou em outras instituições. A referência é sempre pertencer ao programa.
- Membro externo é aquele que não faz parte do PPGCTAA. Ele pode ser docente da EA ou outra unidade da UFG, ou ainda de outras instituições. A referência é sempre NÃO PERTENCER ao programa.
- A banca de Doutorado deve ser composta por:
- no mínimo 5 membros com título de Doutor, contando com o(a) presidente, e sendo, no mínimo, 2 membros externos ao PPGGMP, preferencialmente externo à UFG;
- 1 membro suplente externo
- 1 membro suplente interno ao PPGGMP
- Na hipótese de o(s) coorientador(es) vir(em) a participar da comissão examinadora de Mestrado ou Doutorado, este(s) não será(ão) considerado(s) para efeito de integralização do número de componentes da banca.
Para solicitar o agendamento:
O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 21 dias da data da defesa e deve ser feito seguindo os seguintes passos:
Passo 01 - O(A) discente deverá:
- Estruturar seu produto final conforme as normas para projetos de pesquisa - PPGGMP-UFG
- Entrar no SIGAA e emitir seu histórico
- Conferir se todos seus dados pessoais e acadêmicos estão corretos no SIGAA
- Conferir se alcançou os requisitos mínimos para solicitar a defesa e se estão corretamente lançados no histórico: créditos mínimos de disciplinas, atividades complementares, aprovação na qualificação e estágio docência (para os bolsistas).
- Enviar e-mail para a coordenação (ppggmp.agro@ufg.br) contendo:
- Um único documento PDF com:
- RG - frente e verso (não pode ser CNH)
- CPF (se tiver no RG, não precisa enviar)
- Passaporte, se estudante estrangeiro
- Diploma de Graduação (frente e verso) devidamente assinado
- Diploma de Mestrado (frente e verso) devidamente assinado (apenas para candidatos ao Doutorado)
- Versão atual do produto final (tese/dissertação)
- Um único documento PDF com:
Passo 02 - O orientador deverá:
- Agendar a data de realização em comum acordo com os demais membros da Banca
- Encaminhar para os membros externos à UFG o link para cadastramento como USUÁRIO EXTERNO DO SEI a fim de poderem assinar a ata
- Encaminhar para os membros externos à UFG o link para cadastramento como USUÁRIO EXTERNO DO SIGAA a fim de podermos registrar no histórico do discente a defesa.
- Preencher o formulário de SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE DEFESA DE PRODUTO FINAL
Passo 03 - A secretaria irá:
- Analisar se os documentos recebidos estão de acordo com o regulamento.
- Cadastrar a banca no SIGAA.
- No SEI:
- Instruir o Processo de: Pós-Graduação Stricto Sensu: Defesa de Mestrado/Doutrado
- Confeccionar ata.
- Confeccionar o TECA
- Enviar e-mail para o presidente e para o aluno solicitando:
- Conferência da ata
- Assinatura no formulário de Nomeação de Banca.
- Assinatura no TECA.
Passo 04 - O Presidente da Banca deverá:
- Conferir e solicitar as eventuais correções na ata e/ou no formulário.
- Caso tenha alterações: deve comunicar as alterações da composição da banca com pelo menos uma semana de antecedência à Secretaria do PPGCTA.
- Seguir as instruções do e-mail enviado pela secretaria
- Assinar o formulário de nomeação da banca.
Após a defesa:
Passo 05 - O orientador deverá:
- Ao final da defesa do discente realizar os procedimentos da assinatura assistida.
Passo 06 - O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada.
Passo 07 - A secretaria após ser comunicada irá:
- Consolidar no SIGAA a atividade de defesa do discente.
Após a finalização da defesa o discente deve realizar as correções sugeridas pela banca de defesa e realizar em até 30 dias o PROCEDIMENTO PARA ENVIO DA VERSÃO FINAL.
O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada