Pós-graduação na Escola de Agronomia/UFG: quase 40 anos formando mestres e doutores!

Ao comemorar "60 Anos" de sua criação, a Escola de Agronomia/UFG oferece à sociedade, além de seus três cursos de graduação (Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal), quatro Programas de Pós-Graduação (PPGs): Agronomia (PPGA), Agronegócio (PPGAGRO), Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGMP); todos com mestrado e doutorado. Acesse os portais de cada Programa (links associados às siglas) para informações específicas sobre editais de inscrição e seleção.

João Batista Duarte

Tudo começou em 1985, com a criação do Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, o qual, em 1993, deu origem ao primeiro curso de doutorado da região Centro-Oeste, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UFG. Por isso, ressalta-se aqui a evolução do número de titulações em mestrado e doutorado no âmbito dos dois programas pioneiros, o PPGA e o PPGGMP. Esta evolução pode ser visualizada a seguir nos painéis interativos (dashboards) de cada Programa; os quais estão associados ao aplicativo Power BI® e sua plataforma de serviços na Internet. Para acessá-los, basta um clique com o mouse na imagem correspondente ao dashboard do respectivo Programa. Em cada painel, outro clique sobre alguma das categorias de quaisquer das visualizações (gráficos, tabelas ou mapas) - por exemplo, sobre um dos níveis de titulação, área ou linha de pesquisa, ou sobre determinado ano, nome de egresso(a), docente, instituição empregatícia, cidade ou país, etc., remeterá todas as visualizações à segmentação específica de interesse do leitor; outro clique na mesma visualização retornará ao painel original completo.

PPGA-UFGppga_img_dash

PPGGMP-UFGppggmp_img_dash

As informações estão segmentadas por ano e nível da titulação, bem como por áreas de concentração ou linhas de pesquisa, entre outras categorias, permitindo a livre navegação e escolha de egresso(a)s ou titulações de interesse, com acesso aos respectivos títulos das dissertações ou teses defendidas e docentes orientadores. A contribuição individual dos docentes para as orientações de mestrado e doutorado concluídas também é prontamente acessível. Estão ainda disponíveis informações sobre a função e a colocação profissional de boa parte dos egressos, assim como a principal localidade (município) onde trabalham.(*)

(*)- Parte dessas informações carece de atualização ou ainda está faltante; logo, é permanente o convite para que todos os atores envolvidos nesta construção histórica, em especial egresso(a)s e docentes, mantenham contato direto com as secretarias destes Programas para a constante atualização destas informações. Seguem os contatos (E-mail e WhatsApp): PPGAppga.agro@ufg.br e icon_whatsappPPGGMP - ppggmp.agro@ufg.br e icon_whatsapp+55 62 9382-0185.

.

Esse conjunto de informações, incluindo mapas com a localidade principal de atuação profissional de cada egresso(a), no Brasil e no mundo, permite avaliar a abrangência regional dos impactos associados à formação profissional resultante destes Programas. Abaixo ainda podem ser visualizadas duas nuvens de palavras (keywords) que destacam os temas de pesquisa predominantes nas dissertações e teses defendidas no PPGA e no PPGGMP. Tudo isso possibilita avaliar a contribuição destes Programas na geração de conhecimentos científicos e tecnológicos em suas áreas de abrangência, bem como na formação profissional qualificada de pessoas para o exercício competente de suas atividades de transformação social.

PPGA-UFGtemas1_ppga

PPGGMP-UFGtemas1_ppgmp

Fonte: adaptado de Duarte, J. B. (2023). Tributo à história do PPGA-UFGAgroUFG News, n.1(Opinião), 2023.