Atividades de extensão

Programa de Melhoramento Genético

da Cana-de-Açúcar / UFG (PMGCA-UFG)

Logo Ridesa-UFG

O PMGCA-UFG/RIDESA é naturalmente integrado à sociedade por meio dos convênios quem mantém com a iniciativa privada para o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar (vide Empresas parceiras). Mas, além disso, outras iniciativas listadas nesta seção têm sido desenvolvidas para o fortalecimento dessa integração com a sociedade. A primeira delas remonta ao início informal das atividades correlatas na UFG, a partir de 2002, em atendimento a outra demanda do setor sucroenergético à época (além daquela relativa a variedades localmente adaptadas), relacionada à carência de espaços de discussão técnica sobre a cultura da cana-de-açúcar na região Centro-Oeste. Por isso, na primeira Proposta de Trabalho para Convênio UFG-RIDESA, a equipe da EA-UFG assumiu o seguinte objetivo: “Coordenar e promover reuniões técnicas de interesse ao setor sucroalcooleiro, levantando temas atuais de relevância para a atividade, incluindo o convite de participantes e palestrantes”. Ao longo do tempo esse espaço de discussão foi se consolidando e, hoje, está sob responsabilidade do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar de Goiás (projeto de extensão universitária da UFG), que responde pela organização de eventos presenciais que são gravados e disponibilizados "on-line". Além desta importante iniciativa, outras participações de membros da equipe do PMGCA-UFG em eventos técnico-científicos, como debatedores, palestrantes ou em entrevistas jornalísticas veiculadas em mídias digitais e similares, são também relacionadas a seguir.